PsiPog.net Forum Index » Translation Project » Portugu?s: Guia de Empatia Para Principiantes
| Portugu?s: Guia de Empatia Para Principiantes | |
| Author | Message |
|---|---|
| Portugu?s: Guia de Empatia Para Principiantes on Thu Feb 23, 2006 8:07 pm | |
Red_Devil
Guia de Empatia Para Principiantes
Por Peebrain Empatia, no mundo ps?quico, significa uma pessoa aperceber-se das emo??es de outro ser vivo. Pessoalmente, ?descobri? a empatia ap?s algum tempo de pr?tica com outras habilidades ps?quicas, n?o era algo que eu estivesse a tentar fazer, eventualmente acabou por aparecer devido ? minha pr?tica com as outras coisas. Antes de aprenderes empatia, devias saber o que ela implica. Pessoalmente, estou contente por ter aprendido a us?-la. Eu considero-a muito ?til numa base di?ria, e apenas me aborrece de vez em quando. Eu consigo perceber que a empatia ?s vezes pode ser problem?tica. Se tu n?o queres saber o que as outras pessoas est?o a sentir, ent?o n?o aprendas empatia. N?o a aprendas porque queres parecer muito fixe ou porque queres ?aprender e dominar todas as habilidades!!!!?. Empatia pode ser uma coisa dif?cil de lidar com, por isso, se n?o quiseres ter problemas, n?o aprendas. Para mim, ? dif?cil descrever a maneira como uso a empatia, porque ? dif?cil para mim lembrar-me de quando ? que n?o a usei. N?o consigo sequer imaginar n?o us?-la? j? parece ser um dos meus sentidos prim?rios. Imagina n?o conseguires ouvir nunca mais qualquer tipo de som. ? claro que nunca mais ias ser chateado por rel?gios de alarme ou m?sica m?, mas ias perder tantas outras coisas. ? desta maneira que vejo a empatia. Antes de aprender como usar a empatia, devias saber como criar escudos. Criar escudos ? a tua maior defesa contra seres atacado por est?mulos de empatia em demasia. Em grandes s?tios p?blicos, como cinemas ou centros comerciais, ? importante teres a certeza que n?o recebes todas as emo??es de todas as pessoas que estejam ? tua volta. ? tamb?m importante saberes como bloquear uma certa pessoa que te esteja a chatear, ou a fazer com que te sintas deprimido. Ou at? bloquear toda a gente excepto uma certa pessoa. Escudos s?o o que te permite manter o controlo da empatia, e o controlo ? necess?rio se quiseres manter uma mente saud?vel. Agora que j? te chateei o suficiente com avisos para teres cuidado, vamos passar ? fase de como utilizar a empatia. Imagina uma liga??o a sair da zona do teu cora??o, e a embater na zona do cora??o do teu alvo. N?o sejas muito bruto, liga-te gentilmente ? pessoa. Espera ent?o que alguns sentimentos apare?am. Antes de mais, ? sempre melhor notares quais s?o os teus sentimentos no momento, para que quando a nova informa??o chegue, tu consigas distinguir os teus sentimentos dos sentimentos da pessoa de quem acabaste de receber. Fazer uma liga??o activa a algu?m e tentar receber as suas emo??es ? um pouco diferente de receber passivamente as emo??es aleat?rias de algu?m. Para receberes as emo??es de forma passiva, o melhor conselho que posso dar ? que te abras para isso. Eu sei que soa um pouco esquisito e estranho, mas foi assim que eu fiz. ? uma quest?o de relaxares, acalmares e pensar para ti mesmo ?O que ser? que o Jo?o est? a sentir??. Sente as tuas emo??es, nota as mudan?as e continua passivo. ? dif?cil ensinar uma t?cnica para ficares passivo, porque tu n?o fazes praticamente nada. ? passivo. Se tudo o resto falhar, continua a praticar recebendo activamente emo??es de outras pessoas, e tenta ent?o ver se o consegues fazer passivamente. Se tu tiveres escudos levantados (? sempre bom que tenhas), programa-os para receberem emo??es. Talvez queiras tentar (com cuidado) baixar os escudos (se achares que consegues aguentar). Trabalha lentamente, s? cauteloso, mas tenta fazer as coisas tamb?m. Fica relaxado e v? o que acontece. Talvez n?o aconte?a nada, talvez aconte?a alguma coisa? quem sabe? Empatia, na sua ess?ncia, ? muito simples. Eu acho que ? uma coisa que toda a gente tem um instinto acerca dela. ? apenas uma quest?o de exerc?cio e de a manter sob controlo. Abre-te a isso, experimenta, pratica com os teus amigos, e diverte-te. -Sean (aka Peebrain) |
| Back to top | |
PsiPog.net Forum Index » Translation Project » Portugu?s: Guia de Empatia Para Principiantes
All Content, Images, Video, Text, and Software is © Copyright 2000-2006 PsiPog.net and their respective authors. All Rights Reserved.
You must agree to the Terms of Service and Privacy Policy to view this website. Click here to contact the webmaster. XHTML?